HIV x Planos de Saúde .Como a ANS e Operadoras de Saúde estão enfrentando isso ?

01 de Dezembro  Dia Mundial de combate a AIDS .Como a  ANS e Operadoras de Saúde estão  enfrentando isso ?  
Como consultora de planos de saúde desde 2001, e pelo meu  ponto de vista , tentarei explicar.  
Se por um lado nas campanhas se fale sobre o preconceito , ou que ser portador do vírus HIV não é uma sentença de morte ,  por outro,  o próprio estado através de sua Agência Reguladora ANS inibe a contratação do plano médico , permitindo  que as  Operadoras de Saúde registrem através do preenchimento de um formulário chamado  declaração de saúde / entrevista qualificada,  no qual consta a pergunta se o beneficário é portador do vírus HIV e alerta que a omissão poderá fazer com que seu contrato seja cancelado . 
Mesmo a operadora não podendo  negar a entrada do beneficiário portador na  assistência médica de sua preferência , a pergunta serve como uma " triagem " para dificultar a entrada do mesmo e ao mesmo tempo informar à operadora qual vai ser o custo daquele cliente caso venha a desenvolver a doença após dois anos que é o tempo previsto para que ele tenha toda cobertura .    
Bem , embora a pessoa contaminada pelo vírus possa a não vir desenvolver a doença  propriamente dita  ,  as Operadoras não tem como prever isto , então  se vêem em um beco sem saída , sendo  que aceitando  um portador do vírus HIV ,  ela,  a empresa de planos de saúde , fatalmente arcará com o ônus dos tratamentos decorrentes no caso do paciente desenvolver  a doença e sua consequências após dois anos .  
Sendo que as Seguradoras e Operadoras de Saúde   não tem a liberdade de aumentarem  valores para os que usam mais , pois quem é sadio ou  doente paga o mesmo valor no plano , (regra vale dizer totalmente injusta para uma empresa )   qual foi o " jeitinho" encontrado pelas mesmas ? 
- Burocratizar a entrada do portador do vírus HIV  . 

Mas Como  elas fazem isto ?  E porquê a ANS ainda não tomou providências reais  quanto a isso e só vem a tomar  quando algum consumidor denuncia . Muito simples , entender :

A ANS autoriza que seja feita a pergunta se o beneficiário é portador do vírus HIV  e também autoriza que o beneficiário seja chamado para uma entrevista de saúde ou que  aguarde um parecer por escrito e detalhado dos procedimentos que terá suspensão pelo período de dois anos , este é  um procedimento de prache , que visa assegurar a operadora saber como anda a saúde de seus beneficiários . Até ai nada de mais , porém ,   algumas operadoras através de seus corretores/vendedores  que nada mais fazem do que seguir as instruções de vendas , são informados que para quando um cliente deste procurá-los , que eles não atendam,  pois  o corretor/vendedor  que  feche uma proposta para um  um portador de HIV  não receberá a comissão pelo trabalho feito , ele então instrue o interessado  que  vá até a operadora para ser atendido ,  mas quem já tentou fechar um contrato de plano de saúde na própria sede da operadora sabe que é quase missão impossível, pois quase 100% do departamento de vendas das operadoras são tercerizados . 
 Outras já são mais precavidas ,  burocratizam a finalização da proposta instruindo que  o corretor/ vendedor  deixe o cliente declarar ... mas...  não feche o contrato na hora , não receba nenhum pagamento e que informe ao beneficiário que o contrato levará uns 30 dias para ser fechado ,  o que obviamente,  faz com que o corretor/vendedor  evite de atender estes clientes , por conta do transtorno e constrangimento de comunicar isto ao cliente ;  vale ressaltar : este tipo de negociação é permitida pela ANS , certo ? Então nem corretor nem operadora estão infringindo nenhuma lei e o cliente ainda não foi prejudicado, salvo pelo constrangimento da espera e ter que atender o corrretor/vendedor novamente ou se deslocar até um médico disponibilizado pela operadora que irá orientá-lo , na verdade , ninguém sabe bem para que .   
Oras , então o que acontece no final das contas  ? 
O beneficiário ,  quando informado que vai ter a  demora , e que talvez seja chamado para uma entrevista de saúde ,  escolhe omitir a informação , muitas vezes  instruído pelo vendedor que tem pressa em receber pelo seu trabalho , e em outras ,  por se sentir constrangido e achar que será impedido de fechar o contrato , pois vamos e venhamos ,  não é papel do vendedor/corretor  dizer ao cliente  que ele pode ir a ANS e denunciar , caso seja negado . Então os quase  30 dias é o tempo para a negociação " esfriar " , e o vendedor perder seu tempo com um cliente que tem grandes chances de desistir do negócio , pois tem a opção de procurar a saúde pública e com muita sorte ,  poderá até  ter um atendimento a contento , se um dia vir a precisar .   
Consultada sobre isso,  a ANS diz que qualquer pessoa corretor/vendedor  ou beneficiário pode denunciar. E ponto . 
Agora me responda leitor ,   qual será o corretor ou vendedor que vai denunciar isto ? Sendo que fazendo isso  pode perder o  direito a representar a operadora caso isso ocorra ou  em outras palavras , ficará  desempregado com certeza  , bem mais isso já seria  um problema trabalhista , que fica para outro momento discutir .   
Mas então a culpa disto tudo  é de quem ? 

  •  Do vendedor/corretor  ? 
Pera aí , este  segue instruções de uma  Corretora de Seguros ou representante autorizado,  que por sua vez ,   pega o contrato da Operadora ou Seguradora  que tem autorização da ANS para tal e as instruções vem de lá , haaaa...   
  •  Haaaa ,  então é da Seguradora, Operadora  ou Administradora de Benefícios? (  os planos de saúde podem ser administrados por Operadoras de Assistência Médica , ou por Seguradoras e podem ser comercializados por administradoras de benefícios que hoje são responsáveis pelos planos de adesão , que também em outro momento vale comentar . 
 Todas essas , operadoras, administradoras ou seguradoras ,  fingem  não saber , ou não sabem mesmo ,  que a Corretora para a qual ela passa os contratos tem as vendas dos planos de saúde efetivados por vendedores autônomos ou micro empreendedores ou também   por auxiliares administrativos registrados  . 
  •  Quem sabe a culpa  não é da Susep  ? Susep ?  mas quem é esta agora ? 
 Segundo a ANS é a responsável por fiscalizar  a venda dos planos de saúde ,  junto as seguradoras .... ( e se a susep fiscalizar,  é claro estará tudo certo , pois o nome que consta no contrato de  venda é de um corretor de seguros que assina pela corretora citada ,   lá no início, lembra ?  Ou seja, não tem como Susep , ANS saber quem verdadeiramente atendeu o cliente e quem em muitas vezes foi atendido  à noite na sua casa , talvez ate na  sua sala de jantar , pois ele quer ter um atendimento personalizado ou seria porque na operadora não tem uma equipe de vendas para atendê-lo , quem sabe não é  as duas coisas , outro assunto para o futuro . 
 Conclusão ,cliente , amigo , leitor ,  a culpa mesmo deve ser é nossa , consumidor, corretor , vendedor ,  micro empreendedor , e até  os grandes  empresários do setor de planos de saúde porque   não cobramos  do Estado uma saúde pública de qualidade e muitas outras coisas também . Sabemos claro que alguns por pura omissão e preguiça e outros por vantagens e previlégios diversos  . 
Enquanto isso,  vamos tentar achar uma solução para você portador do vírus HIV  que se Deus quiser não virá  a precisar,   mas que assim mesmo ,  gostaria de ter a opção de escolher entre uma empresa ou outra a que melhor atendesse você, coisa que atualmente lamento informar , não poderá acontecer , por conta da burocratização aqui explicada e pelo jogo de empurra entre todos ( como já comentou Dr. Dráuzio Varella falando sobre seu livro A saúde dos planos de saúde , mas este é também outro assunto e que vale tocar em outro momento  . 

E você portador ou não  ,  qual sua sugestão  ? 
A saúde no Brasil tem jeito ?  
E os Planos de Saúde precisam de uma nova legislação  ? 

Lembrando , as  operadoras de saúde e seguradoras são empresas privadas de um sistema capitalista , e que assim como o vendedor de pipoca ou como o dono de uma loja de grife , visam lucro,  mas também geram empregos e sustentam este País . 

Sandra kahali é Consultora  de Planos de Saúde desde 2001 ( a profissão de corretora de planos de saúde  ainda não está  regulamentada )

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