Flor de sal pode ser usada também para finalizar pratos doces
Se você ainda não provou nenhuma receita com a flor de sal , não sabe o que está perdendo .
A flor de sal (não confundir com sal grosso ) é usada para temperar saladas ou adicionar aos alimentos no final da preparação e, como o sabor da flor de sal é bem mais concentrado, pode-se usar uma quantidade pequena, diferente do sal comum, não pode ser levada ao fogo já que, dessa forma, perderia uma de suas características mais marcantes: a textura crocante. Confira abaixo uma receita doce com flor de sal .
A vantagem da flor de sal deve-se por não alterar o sabor natural dos alimentos , o que já o sal comum ou sal grosso costumam fazer .
Mas o que é exatamente a flor de Sal e por que este nome ?
A flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar.
São pequenos cristais que se formam na superfície das águas de cristalização das salinas, sendo recolhida em cristalizadores especiais (tanques rasos de argila).
A colheita é artesanal, sem sofrer qualquer tipo de processamento, nem adição de produtos químicos, esses cristais são chamados de flores, pois ao ver a sua cristalização através do microscópio lembram o formato de uma flor . (não achei nenhuma foto para mostrar , se você tiver compartilhe com a gente, através do meu instagram @sandrakahali .
Segundo especialistas, a flor de sal contém minerais e nutrientes únicos que facilitam a digestão .
Os experts da gastronomia, adoram finalizar seus pratos com a flor de sal .
Separei uma receita doce, para você experimentar e compartilhar seus dotes culinários comigo e seguidores no meu instagram @sandrakahali . Assim que puder vou testar a receita também e claro compartilhar com vocês.
Pera aí, mas doce ?
Sim, a flor de sal é usada tanto para pratos salgados como doces .
Segue receita da Torta de Chocolate Com Flor de Sal .
Rendimento 1 fôrma de 26 cm de diâmetro
Tempo de preparo 1 h 10 min + 2 h 45 min para gelar
Ingredientes
Massa
180 g de farinha + 1 pouco para trabalhar a massa;
20 g de cacau em pó;
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro;
1 pitada de sal;
100 g de manteiga gelada;
manteiga amolecida, para untar a fôrma;
grãos secos.
Recheio
350 g de chocolate picado grosseiramente;
175 ml de creme de leite;
2 gemas;
20 g de manteiga em pedacinhos;
flor de sal para polvilhar.
Modo de fazer
1 Faça um montinho coma farinha, o cacau, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada picada. Adicione 2-3 colheres de água fria e misture comas mãos, para formar uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
2 Preaqueça o forno a 200°C e unte uma fôrma de torta com manteiga.
3 Abra a massa numa superfície enfarinhada, até que fique um pouco maior que a fôrma, e transfira cuidadosamente para a fôrma. Faça furinhos na massa comum garfo, cubra compapel-manteiga e espalhe os grãos secos, para fazer peso. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, até a massa ficar quebradiça. Dispense o papel e os grãos e deixe esfriar.
4 Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria e despeje 2 colheres (sopa) dele sobre a base da torta. Espalhe com um pincel e leve à geladeira por 15 minutos.
5 Adicione o creme de leite ao restante do chocolate e misture. Acrescente uma gema por vez, batendo a cada adição. Incorpore a manteiga aos ingredientes. Espalhe essa mistura sobre a base da torta e deixe gelar por pelo menos 2 horas. Polvilhe flor de sal antes de servir.
Ah! você encontra a flor de sal nas lojas de produto a granel e supermercados . Vale pesquisar pois o preço varia bastante de acordo com a marca e origem , podendo ser importada ou nacional.
fontes:wikipedia, Revista casa & jardim .
Sandra Kahali
Corretora de Planos de Saúde, compartilhando experiências e pesquisas.
41 987890543
Comentários
Postar um comentário
Breve entraremos em contato, se preferir atendo também pelo fone e whatsapp 41 987890543